Re: [FUGSPBR] Comparação entre o apt do Debian e o pkg do FreeBSD

Gustavo De Nardin gustavodn em gmail.com
Sex Nov 12 00:36:58 BRST 2004

On Thu, 11 Nov 2004 13:34:05 -0200, Patrick Tracanelli
<eksffa em freebsdbrasil.com.br> wrote:
> Outra coisa é que o Debian chama de pacotes tudo, desde aplicaçoes de
> terceiros até aplicações da base do FreeBSD, enquanto o FreeBSD é muito

  Na Debian, tudo são pacotes. E se tem pacote (oficial), é Debian,
não "de terceiros". Há a idéia de "upstream" (a origem do pacote). Mas
o pacote Debian, (oficial) é Debian.

> (fonte)
> cd /usr/src/
> make update

  Isto atualiza apenas o código fonte da "base" do FreeBSD. O
dist-upgrade atualiza o sistema todo (binários). Seriam comandos +-
equivalentes se considerar que "dist-upgrade atualiza a Debian" e "cd
/usr/src/ && make update atualiza o FreeBSD", mas como disse, "Debian"
é o sistema todo, incluindo os aplicativos.

> O FreeBSD não precisa disso. Normalmente atualiza-se no máximo as
> definições de ports (fonte), e a busca é feita com base nos Makefile's
> da estrutura.

  O comando "equivalente", neste caso, seria justamente atualizar a
árvore de ports, provavelmente utilizando o cvsup. E talvez também o

> Tambem não tem essa de limpar pacote em cache (ou cache de pacotes) no
> freebsd; mais uma vez depende da existencia/atualizacao do skel de ports
> (/usr/ports)

  Realmente. Mas, conforme a vontade, poderia ser o "make clean/distclean"...

  Que eu lembre, autoclean remove as versões antigas dos pacotes no
cache, mantendo apenas a versão mais recente de cada um. O portupgrade
tem opções relativas a "clean", e também instala um comando
'portsclean'.

  Novamente, recomendo ler a seção "Installing Applications: Packages
and Ports" do Handbook, se quer realmente saber como fazer o
equivalente ao que se faz com o apt na Debian.

--
(null)