RES: [FUGSPBR] ipf, pf e ipfw conclusoes alguem pode me ajudar?

Frederick F. frederick em frederick.com.br
Seg Nov 15 16:11:53 BRST 2004

Bom, depende da sua necessidade.

Creio que o IPFW não ira "morrer".. tanto que a versão 2 foi embutida no 5.x
e já havia jeito de usá-la na 4.x

Para a sua necessidade o IPFW faz os 3 em um único arquivo fácil de ler e de
configurar (cá entre nós, regras do IPTABLES são criptografadas hehehe)

Eu uso em minhas máquinas e em clientes o IPFW fazendo controle de banda
wireless
E utilizo para compartilhar Links ADSL velox e bridges em links dedicados e
me atende bem.

Agora o que você pode fazer é testar cada uma das 3 soluções e a que você
achar melhor e você aprender mais rápido e mais a fundo, é a sua opção :)

Quanto a eficiência, nada é 100%... existe tantas ferramentas de firewall,
desde ipchains do linux 2.2 até um PIX da Cisco, passando por FW-1 da
checkpint, SUNSCREEN da Sun.. é muita coisa pra poder comparar, ia ser uma
tabela longa e complexa hehe

Qunato a migração, não existe nenhuma ferramenta que converta regras de um
software para o outro, você terá que ter domínio da parte linux e domínio da
parte freebsd para reescrevê-las na ferramenta que optar.
No meu caso específico eu me dei muito melhor com o IPFW do que o IPTABLES..
sempre achei ele confuso..

Que tal você montar um laboratório de testes com 1 servidor freebsd rodando
os 3 softwares e 2 estações windows ? Daí você simula a maioria dos cenários
existentes dos seus clientes e usa o que você assimilar melhor

Abraços e Boa Sorte e Parabéns por usar o FreeBSD hehehe