[FUGSPBR] ipf, pf e ipfw conclusoes alguem pode me ajudar?

Ricardo Alves dos Reis ricardo_bsd em yahoo.com.br
Seg Nov 15 16:23:16 BRST 2004

Marcelo Gondim wrote:

>Pelas minhas buscas no Google encontrei as seguintes afirmativas:
>
>Quanto ao IPFW li as seguintes afirmações de alguns usuários:
>
>- Obsoleto, com tendência a morrer.
>- Problemas com stateful que não é perfeito.
>- Mais rápido em tratamento dos pacotes que os seus concorrentes.
>- Tem os 3 ítens acima embutidos na ferramenta.

       Morrer? Creio que não !! uffa :-)

     Pessoalmente acho o firewall a checagem de estado do ipfw muito boa,
muito melhor que a do iptables,   eu uso ipfw a muito tempo e até hoje
mesmo gostando muito
das facilidades do pf não pretendo migrar.
     A sintax é muito boa e de facil entendimento, a unica coisa que não
me agrada e ha performance do natd
em grandes cargas, sobre o dummynet eu so tenho elogios simplex e funcional!

> [...]
>
>- Não encontrei nada que realmente afirme que este funcione com a bridge do
>FreeBSD. No handbook, na parte de Bridge fala apenas do IPFW e no man fala de
>parâmetros do sysctl apenas para o IPFW e pro IPF. Nada mais relacionado ao
>PF.
>- Também relatos de que o PF no FreeBSD não é 100% como no OpenBSD e que este
>se mostrou com baixa performance usando uma certa quantidade de NATs.
>- Possui controle de banda embutido. Ponto positivo.  :)
>- Me pareceu que este não está legal no FreeBSD ainda, mais no OpenBSD é o

    O que mais me agrada no pf e a flexibilidade e a integração com altq :-)
muito facil de implementar trafiq shapper's complexos e agora com carp e
openbgpd adeus cisco hueheu :-)
    Sobre a integraçãocom o modo bridge co free creio que nao funcione
logo porque o brconfig ainda não foi portado,
esse é o cara que faz  controle da bridge no open.
    Pra mim o PF esta 100 funcional ... se eu não me engano a unica
coisa que eu percebi que não funcionava no 5.2 foi "source track"

>Quanto ao IPF peguei o seguinte:
>
>- Syntax bem parecida com a do PF mas este não tem o ALTQ embutido e vi por
>aqui na lista que a implementação do ALTQ externamente não tá legal. Se eu
>tiver errado por favor me corrijam.

   Gostava muito do ipf ..e ainda recomendo para outros sistemas, não
mais pra Free..., logo implementar altq com pf ja não vai funcional,
ou no minimo vai dar trabalho com o patrick pode confirmar !!!

>Gostaria de saber de vocês profissionais, a opinião de cada um para que eu
>possa tomar um rumo nos meus estudos e me dedicar a algo mais específico.
>Saber o que é mito nisso tudo que pesquisei para que eu possa ficar tranquilo
>em caso de alguma migração séria.  :)

    Particularidades a parte tratam-se de execelentes firewalls e vc
deveria usa-los e verificar oq vc acha deles.

    E para vc que esta conhecendo o mundo BSD agora, vera por si só o
que é bom e terá facilidade em identificar quando estiver lendo uma
mentira... ;-)

Atenciosamente

Ricardo A. Reis
Unifesp- DIS