[FUGSPBR] Bit inicial do arquivo

Nilson Debatin nilson em forge.com.br
Ter Nov 16 22:14:36 BRST 2004

Esse "s" no início indica que o arquivo é um Socket do tipo "Unix Domain",
que
ao inves de trabalhar com portas e ips como os sockets tcp/ip, trabalham com
arquivos
e neste caso o cliente e o servidor precisam ambos terem acesso ao file
system onde
está o arquivo. Um exemplo disso é o MySQL que cria um socket unix por
padrão
em /tmp/mysql.sock permitindo que programas que rodem na mesma maquina (o
client
mysql, ou o php, ou qualquer outro cliente) acesso o mysql atraves desse
socket já
disponibilizado sem a necessidade de ter que se estabelecer novas conexões
tcp.

Esse tipo de arquivo você não tem como criar (ou definir esse atributo via
chmod) de
forma simples, você precisa criá-lo como sendo um socket de dentro do seu
programa,
iniciando um socket do tipo AF_UNIX e definindo na estrutura sockaddr o
caminho
para o seu arquivo de sock. ( no elemento sun_path ).

[]s
Nilson