[FUGSPBR] PF - Problemas

Rodrigo Graeff delphus em delphus.org
Qui Nov 18 17:32:56 BRST 2004

          Primeiro marcela, básico de um nat é que os pacotes que irão
ser desviados, ex: porta externa para uma outra porta qualquer de um
host em uma DMZ ou LAN interna deverão achar o retorno, ou seja, esta
máquina interna deve ter a fonte do nat como gateway na rede, a menos
que tu use policy route, que não deve ser o caso, pois esta é bem mais
complexa.
          Segundo, o nat do pf novamente irá apenas aonde o source do
nat puder chegar, ex: temos um servidor gateway com adsl e duas redes
distintas, como 192.168.1.0/24 e 10.0.1.0/25 se uma não tiver rota para
a outra, tu não irá poder pingar por ex: do host da rede com uma
interface de rede com o ip 192.168.1.20 pingar o ip em uma interface de
outro host como ex 10.0.0.1.22. Apenas se houver um nat de uma rede para
outra, o que seria meio grosseiro, ou com roteamentos para poder se ter
acesso. Mas o que isso tem a ver com o nat ? simples tu jamais poderá
criar um nat de um ip em uma porta qualquer de uma rede para a outra,
pois o pacote será direcionado, mas nao obterá seu retorno, sendo assim
descartado.
Novamente deixo claro que voce precisa ter acesso da origem ao destino
do nat. O rinetd troca o cabeçario do pacote de origem para o ip do host
que direciona o nat, justo que este possui rota para ambas as redes, e
assim o pacote chegará ao seu destino e vice-versa.
          Existe uma solução para fazer isso no pf, se este for o teu
caso existe uma boa documentação no site do pf que poderá de explicar
como fazer esta troca de endereço de origem do pacote para o host que
está intermediando o nat.

Espero ter ajudado,

--
Rodrigo Graeff