[FUGSPBR] DNS - Reverso

Alexandre Vasconcelos alexandre em fugspbr.org
Ter Nov 23 16:24:10 BRST 2004

Marcio Jota Coelho wrote:
[cut]
> gostaria de saber se tem como eu testar meu dns reverso..
> apenas pra saber se minhas configurações esta todas corretas..

Tem um detalhe importante que muitas vezes passa desapercebido.. não sei
se é o seu caso. Caso vc tenha em seu poder 254 IPs válidos pode apagar
esta mensagem :0
Se vc possui, digamos, 62 IPs válidos e sua rede é 200.201.202.0/26,
suponhamos que a sua é a última rede (200.201.202.192 a 200.201.202.255
- incluindo rede e broadcast), você deve configurar sua zona reversa no
named.conf da seguinte forma:

zone "192-255.202.201.200.in-addr.arpa" {
	type master;
	file..
}

Note que vc especifica sua faixa de IPs na zona, (192-255).
Creio que vc já tenha comunicado ao seu provedor o IP do seu DNS.

Depois de realizar estas configurações vai nos sites de testes de DNS
que o pessoal passou aqui e faz os testes.. talvez vc tenha que aguardar
um pouco dependendo do seu provedor para que tudo fique 100%.

Abraços,
--
Alexandre Vasconcelos
Unix Admin