[FUGSPBR] Problema com pf e muitos IPS

Moacyr Francischetti Corrêa moacyr em spacnet.com.br
Qua Nov 24 09:46:48 BRST 2004

Pessoal,

	Eu tenho uma máquina com OpenBSD e 2 placas de rede Intel (fxp0 e
fxp1). Em ambas tenho que configurar muitos IPs (cerca de 200 em cada),
obviamente respeitando as regras de definição de máscara.
	Na fxp0 tenho IPs assim:
	200.201.202.1 255.255.255.0
	200.201.202.2 255.255.255.255
	200.201.202.3 255.255.255.255
	200.201.202.200 255.255.255.255

	Na fxp1 os IPs são:
	10.0.1.0 255.255.255.0
	10.0.2.0 255.255.255.0
	10.0.3.0 255.255.255.0
	10.0.200.0 255.255.255.0

	Na incialização do sistema aparece a seguinte mensagem:

“pfi_table_update: cannot set 200 new addresses into table fx1: 22”

          Os IPs são atribuídos corretamente às placas, mas o pf não
funciona.
	Esse erro vem de uma parte de código que está no arquivo pf_if.c

	Já troquei de placas de rede (tentei dc0 e dc1) e também não
funcionou. O que funciona é atribuir até 64 IPs na fxp1.

	Alguém sabe se isso é uma limitação do OpenBSD ou do pf?