[FUGSPBR] Apache2 + SSL

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Ter Nov 30 11:51:27 BRST 2004

Patrick Tracanelli wrote:

> [...]
> porta 443 dentro de um <IfDefine SSL>, e as suas configurações (ou o
> Include para elas) de SSL tambem ficar dentro desse IfDefine (pode usar
> IfModule se achar melhor).
>
> Para cada dominio plano voce vai precisar fazer um <VirtualHost *:80> e
> para cada dominio com SSL voce vai precisar de um <VirtualHost *:443> e
> ainda, ServerName e ServerAlias preferencialmente definindo de forma
> explicita a porta do SSL por exemplo
>
>     ServerName    seila.seilaoq.com.br:443
>
> E ai sim dentro do bloco VirtualHost de cada dominio SSL colocar os
> atributos SSL, caminho pros certificados, etc.

Patrick, isso não funciona!!!

Name based virtual host não pode ser usado com SSL simplesmente por que
antes do apache negociar o nome do servidor (cabecalho Host: no
protocolo http) ele já negociou o certificado SSL, que obrigatoriamente
tem que incluir o nome do host.

Resumindo, dá para fazer virtualhost com SSL, mas baseado em IP, não em
nome do host.

Alem disso, não recomendo fazer conteudo semelhante para hosts com e sem
SSL.  O que eu costumo fazer é um host sem SSL cujo unico conteudo é um
redirecionador para o host com SSL, possivelente em funcao do endereco
origem do request.

> Atributos como
>
> SSLRandomSeed startup builtin
> SSLRandomSeed connect builtin
>
> Devem ficar fora de qualquer definição VirtualHost com SSL, ou seja
> devem ser usados apenas 1 vez quando iniciado o o apache com SSL, assim
> como Listen 443 e NameVirtualhost *:443.
>
> Basicamente é isso, apenas organização do httpd.conf. O chato é ter que
> ficar fazendo virtual hosts repetidos para plano e para SSL, mas é
> necessário pois infelizmente nao da pra colocar directivas como :443
> dependentes de um IfDefine por exemplo.

Se voce vai sempre usar SSL, por que nao remover o IfDefine?   ;-)

Eu fiz isso há muito tempo, e estou super-feliz...