[FUGSPBR] Segurança

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Ter Nov 30 16:26:38 BRST 2004

Andre Kronis wrote:
> Caros,
>
> Gostaria da opinião de vocês.
>
> Administro máquinas FreeBSD e Solaris.
>
> Agora surgiu uma nova necessidade, onde uma empresa entrou com uma máquina e
> sendo que está será administrada por mim e pela empresa de terceiro. o
> problema que eles precisam ser root também.
>
> Então gostaria de saber dos colegas o que vcs aconselham para administrar
> varias contas com poder de root. por exemplo, devo usar sudo? vcs poderiam
> explicar melhor o que faz o sudo? existe algum outro programa, ou técnica
> [...]

O sudo é uma opção boa para pequenas tarefas rotineiras, mas não resolve
o problema quando voce tem que dar acesso completo.

Eu costumo criar várias contas com UID 0, cada uma com um home e senha
diferente.  Dessa forma cada usuario root pode ter o seu ambiente
pessoal e senha individual.  Quando ele entra, fica anotado no log o
terminal onde ele entrou, e os comandos digitados podem ser verificados
com o acct (lastcomm).  Isso não impede que o sujeito apague os logs,
claro, mas se voce confia nele o bastante para dar uma conta full power
espera-se que ele não faça isso.

Ourta dica: Eu costumo inclusive fazer as contas root-equivalente ter o
mesmo nome das contas comuns, sendo que a primeira letra fica em
maiusculas.  Isso tem como vantagem extra o fato de que emails para essa
conta vao direto para a conta comum, sem confusão.  os emails
específicos para root e postmaster continuam tendo que ser tratados
separadamente, por aliases ou por leitura em separado.