[FUGSPBR] Alteracao de senhas

Éderson Chimbida ederson em bludata.com.br
Qua Out 6 15:07:09 BRT 2004

Em Wednesday 06 October 2004 11:27, o Eicke escreveu:
> Pessoal estou tentando criar uma politica para que meus usuarios mudem suas
> senhas de 3 em 3 meses.
> Alterei o 6º  e o 7 º campo do master.passwd, via chpass e manualmente
> tambem, mas nao funciona.
> Vejam:
> #chpass eicke
> #Changing user database information for eicke.
> Login: eicke
> Password:
> Uid [#]: 100
> Gid [# or name]: 100
> Change [month day year]: October 5, 2004
> Expire [month day year]: October 5, 2004
> [...]

Cara, o que vc tem que fazer é criar uma classe de login para seus usuário ou
até mesmo alterar a "defaul" (O Q NÃO RECOMENDO !) .

Da uma olhadinha no arquivo /etc/login.conf

Vc pode definir coisas como tempo de cpu, memória, qt processos, tamanhos do
sockets, arquivos, shell padrao etc... é claro que vc pode criar uma politica
para  o tempo de suas senhas e sempre quando criar um usuário vc joga na
classe que criou:

Algumas das variaveis:

:mixpasswdcase=bolean:\
:autodelete=30:\  #remove a conta 30 dias apos expirar
:autoexpire=
:daytime= #tempo q pode ficar logado
:gracetime=
:idletime=
:acountexpire=
:minpasswdlength=
:passwordtime=

para mair informações:

man 5 login.conf

Para alterar na mao, depois que de editar use o comando cap_mkdb e pwd_mkdb

Éderson H. Chimbida
System/Network Administrator
ederson em bludata.com.br
www.bludata.com.br