RES: [FUGSPBR] Bridge c/ Squid... por favor !

Sex Out 22 09:48:42 BRT 2004

Vitor Renato Alves de Brito wrote:
> Olá Pessoal,
>
> Acho que eu não estou entendendo a discussão :-)
>
> Eu uso FreeBSD como Bridge (uma placa sem IP e outra com IP válido) e
> Squid no modo transparente sem usar nenhum patch pra isto.
>
> Qual é o problema?
>
> Tenho aqui o seguinte:
> FreeBSD como bridge com 1 placa sem IP e outra com IP válido com
> IPFIREWALL e BRIDGE habilitados no kernel
> Squid compilado com a seguinte opcao:
>    --enable-ipf-transparent
> IPFW com as regras:
> # Acesso sem proxy para o servidor, evitas LOOP
> [...]

Oi Vitor, se realmente funciona, voce ajudou e muito viu, acredito que a
muita gente, mas diz ai, qual sua versao do Squid? qual o conteudo da
variavel ipproxy? 127.0.0.1?

ipfw show 3078 contabiliza pacotes?

A discussao e o ponto que eu to falando faz mencao ao seguinte
comportamento (da man page):

  A fwd rule will not match layer-2 packets (those received on
  ether_input, ether_output, or bridged).

O patch do mantenedor do IPFW (ainda não incorporado por não ter o
comportamento ideal) é esse que começa nessa thread:

http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-ipfw/2003-September/000526.html

E funciona (na serie 4 funcionava, na 5 depois que o ipfw passou a usar
pfil_hooks voce tem q fazer manualmente), e o patch do Kelly acho que
nao tem nas listas (se alguem precisar eu tenho).

Precisei isso 1 vez, na serie 4 fluiu, na serie 5 nao tive sucesso.
Sempre dependente do patch.

Faz uns testes basicos no seu ambiente, adiciona a regra de fwd com log
e cola pra gente a saida dos logs dessa regra, e os trechos do log do
access.log do squid relevantes...

Lembre-se que estou considerando que todas interfaces envolvidas na
bridge estejam "em bridge", a que tem o IP do Squid e a que nao tem. Tem
uma disposicao seguinte: 3 interfaces de rede, 2 bridged no mesmo
cluster (por exemplo fxp0:0,fxp1:0) e uma terceira fora da bridge, nesse
ambiente funciona, nos pacotes cuja origem é da interface fora da bridge.

Envia esses logs pra gente ver ;)

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli