[FUGSPBR] OpenBSD/NetBSD/DragonFly

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Sex Out 22 10:38:39 BRT 2004

Patrick Tracanelli wrote:
> O Tirloni, tai um cara com quem é sempre proveitoso conversar, autor do
> modulo GEOM_GPT (Giovani P. Tirloni - woops, escapou tirloni :Pp)

  É pessoal, mandem sugestões, críticas e patches para meu email..

  ...que eu vou encaminhar para o autor, é claro :P

> [...]
> é uma proposta que na tese defendida consegue ser tao rapida quando
> threads de nivel de usuario e tao flexiveis/poderosas quanto threads de
> nivel de kernel, ou seja a uniao do que é bom nas duas. Na pratica so o
> FreeBSD 5 implemeta isso, e portanto ate hoje e um misterio, as
> referencias principais de literatura ou falam pouco sobre essa
> abordagem, ou nao falam, por exemplo a ultima revisao do Arqu. de
> Sistemas Operacionais do Tanenbaum fala muito sobre threads de userland
> e de kernel, e fala 1 unica pagina sobre Scheduler Activations.

  Eu li num email faz algum tempo que o Solaris implementava 1:N e as
novas versões iam ser 1:1. A pessoa estava querendo dizer que 1:1 era
melhor e por isso o Linux usava isso e o Solaris também estava
desistindo e indo pra 1:1.

  Mas li outras centenas de vezes como o 1:N era melhor, etc. Como não
pesquisei muito a fundo as vantagens de um e outro não vou emitir
opinião sobre isso :)

> O ponto ruin: apesar do KSE em si estar em estado de producao, estando
> em alerfeicoamento, principalmente pelo Alan Cox (o do freebsd,
> alc em freebsd.org) o novo escalonador do FreeBSD ainda nao esta pronto, e
> ele e' direcionado ao KSE. E nao existem comparativos efetivos com o
> suporte do Linux por exemplo, acho que so vai existir depois que o 5.3
> for realmente -STABLE, sei que as comparacoes hoje sao com Solaris, mas
> nao tem nada recente, do 5.1 pra ca.

  Só um lembrete geral: o ULE vai continuar sendo o padrão no
6-CURRENT mas vão manter o 4BSD padrão no 5-STABLE até que o ULE
estabilize.

  Minha sensação é de que o ULE está bom para produção mas existem
alguns casos específicos em que ele ainda peca e por isso o pessoal
achou melhor deixar por enquanto (já que o 4BSD é ultra testado e todo
mundo esta acostumado com ele).

  Utilizo ULE em alguns servidores sem maiores problemas.

Abraços,

--
Giovanni P. Tirloni