[FUGSPBR] Redirecionar usuarios

Marcelo Gondim gondim em databras.com.br
Ter Out 26 10:17:12 BRT 2004

Oi Paulo,

Ainda sou bem iniciante em FreeBSD, mas em linux já fiz uma coisa dessas pra
um provedor via cabo. Posso te dar umas dicas interessantes de o que fazer,
agora como fazer, seria interessante você especificar qual filtro de pacotes
que você está usando tipo: ipf, ipfw, pf ou outro que seja.
Se a sua rede de clientes for uma enorme rede local  :) o ideal é mapear
IP+MAC de cada cliente de forma que somente esses clientes trafeguem. Nesse
caso pense também em usar uma Firewall(bridge) para filtrar pacotes inválidos
ou não desejáveis entre os seus clientes e a Firewall de saída.  Além disso
fazer o que se segue:

1) Redirecionar IP+MAC devedor cujo destino seja porta 80 pra uma máquina com
http rodando a página de aviso.
2) Redirecionar IP+MAC devedor com destino qualquer outra porta, para uma
outra porta local que não exista.

No caso dos clientes estarem vindo via outro meio, como adsl ou que façam
parte de redes diferentes, você poderia fazer o mesmo acima só que sem se
procupar com o MAC, porque o MAC não é roteado entre uma rede e outra, o MAC
que chegaria no seu Firewall seria o do router da sua rede onde o cliente
estiver conectado.

[]'s
Gondim