[FUGSPBR] Apresentação e problemas com arp

Listas - Julian Herrera listas.julianherrera em globo.com
Qui Out 28 21:00:44 BRT 2004

Oi pessoal,

Sou novo usuário da lista e feliz usuário do FreeBSD 4.10 :) Apesar de
já conhecer este S.O. desde as versões 2.0+, só agora estou realmente
utilizando (ou tentando utilizar) de forma profissional. Ele funciona
como servidor de compartilhamento de conexão à Internet através do Velox
da Telemar para uma rede de 35 computadores da empresa em que trabalho.
O servidor roda ppp userland + NAT + ipfw + squid transparent proxy +
samba PDC + apache para o site interno da empresa mas ainda está em fase
de término de implantação e testes ao mesmo tempo em que já serve à rede
interna. Hoje surgiu um problema esquisito ao meu ver. O servidor ficou
inacessível por um período de cerca de 5 a 10 minutos e, ao ver o log do
sistema, descobri que a causa foi que uma máquina da rede interna
rodando windows 98 provocou um conflito de IPs ao ser configurada para
assumir o mesmo IP do servidor (no caso 192.168.0.1). O kernel
apresentou a mensagem "/Kernel: Arp: xx:xx:xx:xx:xx is using my IP
address 192.168.0.1", onde os x's são os números do endereço ethernet. É
normal isso acontecer? Eu testei a mesma operação de conflitos de IP com
uma outra máquina na mesma rede rodando Windows XP e ela apenas acusou
que uma outra máquina já usava o IP, nada de errado aconteceu e o log o
FreeBSD mostrou o mesmo aviso. Seria um bug no Windows 98 ou no próprio
FreeBSD? Outra pergunta, sempre soube que cada placa de rede tem um
endereço ethernet único, mas é possível que uma placa de rede tenha
endereço 00:00:00:00:00 ?

¡Gracias!
Julián Herrera
/