[FUGSPBR] CHMOD sem execução!!!

Qua Set 8 11:56:33 BRT 2004

O Ulysses, voce tem certeza que sua prima fez isso? hehe, sera que voce
nao leu isso em algum lugar ou numa discussao de IRC?

Tipo, porque isso é um "pega" bem conhecido, que ate era aplicado em
testes de certificacao de algum Unix. Se nao me engano AIX.

O objetivo do problema é descobrir qual seu nivel de conhecimento do
mais basico em sistemas Unix, que é a questao de
permissoes/direitos/autoridade. Como voce resolveria esse problema, sem
utilizar nenhum recurso de resgate? (copiar o chmod de outro sistema,
bootar com disco Live, etc)

Se voce realmente entende como funciona permissoes no Unix, alem de
aplicar comandos de forma intuitiva, sabe que quando voce copia uma
aplicacao sobrepondo outra, os modos e autoridade sao mantidos, a nao
ser que voce modifique esse comportamento de forma explica (por exemplo,
cp -p pra manter as permissoes do original).

Vamos testar:

(eksffa em claire-redfield)~> cp /bin/ls /tmp/fakels
(eksffa em claire-redfield)~> su
Password:

(eksffa em claire-redfield)~> chmod -x /bin/chmod
(eksffa em claire-redfield)~> chmod
/bin/chmod: Permission denied.

(eksffa em claire-redfield)~> ls -l /bin/chmod /tmp/fakels
-r--r--r--  1 root    wheel   5860 31 Mar 18:54 /bin/chmod
-r-xr-xr-x  1 eksffa  wheel  21096  8 Set 11:46 /tmp/fakels*

(eksffa em claire-redfield)~> cp /bin/chmod /tmp/fakels
(eksffa em claire-redfield)~> ls -l /tmp/fakels
-r-xr-xr-x  1 eksffa  wheel  5860  8 Set 11:47 /tmp/fakels*

(eksffa em claire-redfield)~> /tmp/fakels
usage: chmod [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] mode file ...

(eksffa em claire-redfield)~> /tmp/fakels +x /bin/chmod
(eksffa em claire-redfield)~> chmod
usage: chmod [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] mode file ...

(eksffa em claire-redfield)~> echo "e' muito nerda" > /tmp/minha_prima.txt

(eksffa em claire-redfield)~> chmod 0400 /tmp/minha_prima.txt
(eksffa em claire-redfield)~> ls -l /tmp/minha_prima.txt
-r--------  1 root  wheel  15  8 Set 11:52 /tmp/minha_prima.txt
(eksffa em claire-redfield)~> cat /tmp/minha_prima.txt
e' muito nerda

Fabio Rogerio wrote:
> tem um jeito mais facil uai...
>
> copia o chmod (binario) de alguma outra instalacao do free, se nao conseguir
> susbstituir, joga em outro dir e seta as permissoes do original novamente..
> pronto...

[cut]

[cut]

--