[FUGSPBR] PF para FreeBSD (ALTQ)

Éderson Chimbida ederson em bludata.com.br
Sáb Set 11 12:53:49 BRT 2004

Em Friday 10 September 2004 10:07, o Pablo Santiago Sanchez escreveu:

> Ah tá... é que vc disse que tinha colocado o pfsync pra funcionar, e
> pelo que sei ele precisa do CARP. ;-) Qdo tiver sucesso, relata pra nós!
> Um amigo meu tinha colocado o pf no FreeBSD para testar, mas deu um
> kernel panic em 5 minutos de uso com apenas um usuário. Aí a gente nem
> segui em frente com o projeto... Estamos fazendo o Daemonwall em OpenBSD
> mesmo, justamente porque o pf apresenta opções muito mais interessantes
> que o ipfw para cluster e regras pro perfil de usuário (enfim,
> pfsync+carp e authpf), e no Open ele roda sem problemas ;-)

Bem, é verdade o CARP já estava funcional, era apenas pitocagem minha ! O
problema estava com o ALTQ com um link merge, mas já resolvi. Acabei de
colocar esse FreeBSD em uma rede de 15 computadores com 2 links ADSL, e
graças a Deus sem kernel panic até agora !!! :) Está rodando em 2 maquinas
xingling ( P2 400Mhz com 256MB de memória ). Mas aqui rodo o OpenBSD desde a
2.9 e agora estou rodando um OpenBSD 3.5 com CARP e tá uma maravilha ! Authpf
rox !!!

--
Éderson H. Chimbida
System/Network Administrator