[FUGSPBR] D-Link wireless + FreeBSD

Sex Set 17 09:57:26 BRT 2004

Fabio Rogerio wrote:

> fiz uma pesquisa entao por equipamentos da dlink, e achei esse equipamento :
> AirPremier AG Wireless 108Mbps PCI Adapter DWL-AG530 PCI Card 802.11a/b/g
> AR5004X
>
> da pra perceber que o chipset desse equipamento eh o AR5004X...
>
> agora vem a questao, meu fornecedor de hardware tem essa segunda opcao ai...
> porem, essa opcao nao ta na lista oficial de compatibilidade com o free....
> alguem ai pode me posicionar se essa placa, com esse chipset atheros, vai
> funionar ou nao no free 5.2.1???

Com toda certeza do mundo: NAO FUNCIONA (hoje). Perdi dias testando os
patches do Leffer (que não foram pro CVS ainda) e tambem Project Evil.
Não funcionou em ambos os casos. Apelei e enviei usuario/senha/IP pro
Leffer ele se conectou e falou que o ath_hal não controla ainda, e que
havia pego os dados que ele precisa pra fazer a adição. Mas depois não
disse mais nada tambem, então um dia deve funcionar, mas não ainda.

A placa (em todos os casos, mais de 1 placa testada em diversas
maquinas) é reconhecida, inicializada, mas para com

unable to collect channel list from hal

Que é aqui

   if (!ath_hal_init_channels(ah, chans, IEEE80211_CHAN_MAX, &nchan,
       cc, HAL_MODE_ALL, outdoor)) {
           if_printf(ifp, "unable to collect channel list from hal\n");
           free(chans, M_TEMP);
           return EINVAL;
   }

Fiz umas modificacoes e passou a reconhecer, iniciar, etc. Configurava
tudo IP, ssid, modo, mas não transmitia. Foi ai que apelei hehe.

Ai optamos pela Netgear WAG311 que funciona sem problema algum (e é mais
barata, e apresentou melhor performance que a DWL AG520 com qual tambem
temos brincado), com os patches do Sam consegue até 48% de throughput na
velocidade máxima documentada em Turbo Mode.

%pciconf -lv | grep -A4 ath
ath0 em pci0:9:0:  class=0x020000 card=0x4a001385 chip=0x0013168c rev=0x01
hdr=0x00
     vendor   = 'Atheros Communications Inc.'
     device   = 'AR5213 802.11a/b/g Wireless Adapter'
     class    = network
     subclass = ethernet

--
Atenciosamente,