RES: [FUGSPBR] filtros de email (auditoria)

Frederick F. frederick em frederick.com.br
Seg Set 20 07:45:40 BRT 2004

Estou pensando, se a intenção é fazer uma auditoria, não poderia fazer algo
do tipo sniffer não?

Uma Bridge freebsd entre o ADSL e o proxy.

Daí você capturaria TODO o tráfego e depois o analisaria?

Nossa, isso daria um trabalho enorme, mas eu acho que do ponto de vista de
implementação seria mais fácil, já que é só botar a "caixa preta"...

Prá analisar o tráfego, algum script que pegaria os headers smtp e os
dividiria em um arquivo?

Com essa solução você analisaria todo tráfego, até as requisições DSL até o
provedor... hehehehehehe

Bem verdade que realmente é bem complicado :) isso só por que eu quero
pegar uma cópia do smtp e do pop que os clientes da rede vão fazer. Se
eu pudesse colocar o MTA como server nessa rede eu já estava colocando
ele pra funcionar, o problema é que o gateway dessa rede vai ser uma
ADSL, e ainda por cima com ip dinamico, por isso pensei nessa solução
"confusa", um MTA com server smtp pra rede interna só pra poder capturar
os smtps... o pop eu posso fazer com o fetchmail numa boa, o problema
esta realmente com o smtp da galera.

é que essa rede vai ser totalmente auditada... só não vou precisar
auditar programa IM porque tá proibido nessa rede... bom.. a ideia é
fazer um box gateway auditor...