[FUGSPBR] FreeBSD + Altq

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Ter Set 28 20:26:43 BRT 2004

Alexandre Vasconcelos disse:

> Bom, pelo pouco que li a respeito do PF não é possível usá-lo junto com
> o IPFW ou IPFILTER, corrijam-me se eu estiver errado..
> Dá uma olhada aqui:
> https://solarflux.org/pf/
> Tem alguma coisa de pf.

 É possível utilizar os três ao mesmo tempo. Até um tempo atrás o
 pacote iria passar primeiro pelos firewalls ligados a interface pfil
 (ipf e pf) e depois passaria para o ipfw mas agora o ipfw também utiliza
 a interface pfil e ainda não olhei a sequência mas deve ser a mesma.

 Já criei um "mostro" para testar que utilizava os três: ipfw fazendo
 a limitação de tráfego com o dummynet, ipfilter filtrando e pf fazendo
 load-balance :)

--
Giovanni P. Tirloni