[Spam] [FUGSPBR] RADIUS

Andre Kronis andre1703 em bol.com.br
Qui Set 30 16:30:07 BRT 2004

Frederick,

Fantastico!

Era a explicacao que eu estava procurando.

Agora eu já consigo me virar por aqui.

Valeu pela atenção e pela paciencia que vc teve em explicar tudo isso para
mim.

Abraços,

André Kronis
Adm.Sistemas

----- Original Message -----
From: "Frederick F." <frederick em frederick.com.br>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Thursday, September 30, 2004 3:24 PM
Subject: RES: [Spam] [FUGSPBR] RADIUS

O radius consiste em uma base de dados (que pode ser uma base independente,
o /etc/passwd, o mysql, contas de usuário do windows, LDAP, enfim, um
container de login e senhas) e uma série de parâmetros que define quem pode
logar, a partir de uma série de definições (como por exemplo, hora,
accounting de bytes, porta que está utilizando)

Ao instalar o servidor de radius você tem os clientes do radius, que são
ferramentas que fazem query no servidor.

Você pode começar simplesmente colocando o servidor radius pra´autenticar
pegando usuários do próprio banco de dados dele

E em uma outra máquina usar o radtest (cliente) para fazer a query vendo se
funciona.

Nestes processos de "provedor de conteúdo" você vai informar pra speedy seu
IP do radius, a senha (secret) e daí ela irá adicionar seu "provedor de
conteúdo" na página deles.

Quando o usuário fizer o login na página de "autenticação" o sistema deles
irá consultar seu servidor radius (no IP que você especificou) e o mesmo
liberar ou não aquele login.

A Partir daí o cliente navega ou então tem a mensagem de erro.

O processo de verificação de liberação de login (ou seja, adicionando o
usuário no radius) você que mantem.

A telefônica só envia o login/senha do usuário e  o secret.

Basicamente é isso.. qualquer dúvida estamos ai..