[FUG-BR] Passando parâmetros para o ports

Sáb Abr 2 14:47:30 BRT 2005

Marco Antônio Faria Botelho wrote:
> Boa tarde pessoal!
>
> Pretendo utilizar o qpopper para o servico de pop3, vou utilizar o ports
> para sua instalacão, tem como passar parâmetros através deste tipo de
> instalacão?

Boa tarde Marco Antonio.

Quando voce der "make" ou "make qq coisa valida" dentro do diretorio do
Port voce vera uma serie de opcoes (comencando com WITH_,
WITH_ALGUMA_COISA, WITH_OUTRA_COISA) que o Port em questao ja esta
preparado para lhe dar em momento de compilacao. Mesmo que nenhuma
destas opcoes seja a que voce quer, note que eh curioso paginar o
Makefile do Port em questao e ler seu conteudo, voce vai notar que para
cada WITH_ALGUMA_COISA que modificar parametros de configuracao, havera
no Makefile (apos um if defined) algo parecido com

CONFIGURE_ARGS+="--alguma-coisa=valor"

Ou seja concatenando as configuracoes padrao com as configuracoes que
voce escolheu em tempo de compilacao.

Como cada port nao passa de rotinas para o make(1) basta fazer uso do
Makefile ou definir as opcoes em tempo de compilacao como argumento para
o proprio make(1). Por exemplo:

# cd /usr/ports/mail/qpopper/
# make CONFIGURE_ARGS+="--outro-arg=valor --mais-um-arg=valor" install

Dessa forma voce concatena (+=) os seus argumentos de configuracao que o
Ports usara (CONFIGURE_ARGS) com os ja existentes. Mas isso e' na
teoria, eu nao testei aqui =) Em todo caso se voce simplesmente
adicionar essa linha ao final do Makefile ja funcionara com certeza. Mas
  voce pode fazer de forma mais limpa ainda, caso prefira/necessite.

Veja para o Port que voce quer trabalhar as opcoes que o Port ja passa
por padrao, para o qpopper por exemplo, sao:

# grep -A 3 CONFIGURE_ARGS= Makefile
CONFIGURE_ARGS= --enable-nonauth-file=${POPUSERS_FILE} \
                 --without-gdbm \
                 --enable-keep-temp-drop

Entao voce tem duas opcoes simples:

1 - Editar o Makefile e colocar no CONFIGURE_ARGS original:

CONFIGURE_ARGS= --enable-nonauth-file=${POPUSERS_FILE} \
                 --without-gdbm \
                 --enable-keep-temp-drop \
		-enable-home-dir-mail=Mailbox

2 - Analisar se voce dispensa qualquer um desses parametros padrao e
redigitar ou digitar so' os necessarios, por exemplo

# make \
CONFIGURE_ARGS="--with-enable-nonauth-file=/outro/caminho/popusers \
		--without-gdbm -enable-home-dir-mail=Mailbox" \
			install clean

Ai fica a seu criterio. Os mais puristas vao querer dar um jeito de
passar o que precisam como argumento pro make(1) ou variavel de
ambiente. Os mais objetivos nao vao se importar em editar o Makefile e
fazer a alteracao. Os relaxados nao vao nem se lembrar de reeditar o
Makefile e "desfazer" as alteracoes apos o uso (o que acaba sobrescrito
no proximo cvsup do ports).

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli