[FUG-BR] Problema Clamav

Ricardo Campos Passanezi riccp em ige.unicamp.br
Qui Abr 7 10:47:53 BRT 2005

On Thu, Apr 07, 2005 at 10:06:03AM -0300, Jorge Miguel de Carvalho wrote:

> ClamAV update process started at Thu Apr  7 01:00:00 2005
> Reading CVD header (main.cvd): OK
> main.cvd is up to date (version: 30, sigs: 31086, f-level: 4, builder: tkojm)
> WARNING: Your ClamAV installation is OUTDATED - please update immediately!
> WARNING: Current functionality level = 3, required = 4
> Reading CVD header (daily.cvd): OK
> daily.cvd is up to date (version: 810, sigs: 1455, f-level: 4, builder: ccordes)
> WARNING: Your ClamAV installation is OUTDATED - please update immediately!
> WARNING: Current functionality level = 3, required = 4

Esse "erro" (na verdade é só um aviso mesmo) é que você precisa
atualizar a versão do clamav.

Atualize a árvore do ports via cvsup e use o portupgrade.

Acerte no pkgtools.conf as opções que deseja compilar o clamav
também....

> Eu uso o qmail e o mesmo para quando estou com este problema e então
> quando desabilitar o clamav e o mesmo começa a funcionar.

Sua frase tá meio confusa, mas, pelo que entendi, o qmail só funciona
sem o clamav correto?

Não trabalho com o qmail (uso o postfix), mas acredito que possa ser
algo com permissão. Aqui, uso o amavisd-new e para funcionar
corretamente, o processo o clamd deve ser iniciar pelo usuário que roda
o amavis (ou colocar esse usuário no grupo do clam e dar permissão de
escrita para o grupo).

De qualquer modo, seria melhor que você enviasse os logs com o erro do
qmail, para que se possa ter uma idéia do que acontece (tem um pessoal
bem familiarizado com o qmail na lista...).

--
Ricardo Campos Passanezi