[FUG-BR] Alto consumo de CPU do squid no FreeBSD 5.4

Seg Abr 11 18:53:05 BRT 2005

João Carlos Mendes Luís wrote:

>     Strom em qual interrupção?  Algo que possa ser desabilitado?
>
>     Eu já vi isso em drivers USB, justamente por estar junto com a placa
> de rede.

o problema é exatamente o compartilhamento de IRQ entre a placa de rede
o o USB (gerando um IRQ storm)

já tive esse problema inúmeras vezes com servidores IBM (xSeries e
eSeries), e com algumas MBs Intel com rede integrada (em todos os casos
foi a fatídica combinação "em0" + USB).

Possiveis soluções:

- quando possivel desabilite a USB
- tente o sugerido pelo colega: kernel com as opções DEVICE POOLING +
HZ=2000 (pelo menos 2000, no caso de sua maquina, 4000 deve ficar
perfeito para gigabit)
- se nada mais funcionar, desative a placa de rede "on-board" (eu sei,
uma pena) e ponha outra placa de rede (atualmente estou muito satisfeito
com o custo/benefício das 3Com)

[]s
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br