Re: [FUG-BR] Dúvida.

Ronan Lucio ronanl em videosoft.com.br
Seg Abr 11 18:52:06 BRT 2005

Renato,

>A mensagem se refere ao FSCK.
> Ele desliga todo o sistema e cai para o prompt /usr/local/bin/sh e pede
> pra executar o FSCK manualmente.

Blz, agora sei do que você está falando.

Qual a versão do FreeBSD que vocês está rodando?
Na versão 5.x ele roda fsck em background.

Interessante também notar que esse comportamento é um recurso
do sistema para garantir a integridade dos dados.

Você lembra quando dava aqueles erros no windows de arquivos
e diretórios truncados que nem scandisk dava mais jeito?
Pois é, esse comportanmento evita que isso acontaça.

Então o correto (e mais sensato) seria solucinar o problema
pela sua origem.

Se o seu servidor está desligando por falta de energia, é melhor
comprar um no-break do que correr o risco de perder os dados.

De qualquer forma, eu te aconselharia a atualizar o seu sistema
caso ele não seja da versão 5.

[]s
Ronan