[FUG-BR] m0n0wall

Iram Filho iram.filho em gmail.com
Qui Abr 14 10:17:02 BRT 2005

Boa noite João.

	Utilizo 3 m0n0walls em ambiente de produção e 1 em minha casa, para
mim esse projeto se mostrou estável e confiável, em um desses servers
tenho 94 dias de uptime, se vc estiver interessado no número de
clientes, 1 deles possui 60 clientes, outro possui 80, e nunca me
causaram problemas, rodo eles em máquinas antigas Pentium PRO 200Mhz
com 64Mb de ram é a minha melhor máquina sendo Pentium 133Mhz com 64Mb
de ram a pior, todos apartir de CD-Rom, nesses servers tenho rádios
conectados, mas como estes são apliances e não pode falar sobre a
compatibilidade do m0n0wall com placas de rádio PCI, por ultimo estou
para implementar mais um server mas agora com 5 NICs para separar
alguns Labs de Computação.

	Algumas referencias sobre o projeto.

	http://www.m0n0.ch/wall/  --> página oficial
	http://www.m0n0.ch/wall/docbook/  --> User Guide versão 1.11
	http://www.m0n0.ch/wall/docbook-current/  --> User Guide versão 1.2b7
(ultimo beta)
	http://devtales.michael-i.com/category/m0n0wall/ --> página sobre
desenvolvimento.
	http://www.tomsnetworking.com/Reviews-161-ProdID-MONOWALL.php -->
Review do m0n0.
	http://www.darkdestination.de/monotuts/  --> Tutorias (em alemão).
	http://www.xs4all.nl/~fredmol/m0n0/  --> Alguns "add-ons" ssh, e
outros shell utils.
	http://www.michael-i.com/files/projects/m0n0smp/ --> Kernel SMP para o
M0n0.

	http://www.pfsense.com/ --> Projete derivado do m0n0wall mas com
sérias diferenças baseado em kernel série 5.x (somente a versão beta do
m0n0 é baseado em 5.x ) implementa PF, IPFW2, ALTQ, CARP, Incoming load
balancing, Multiple WAN support.

	Para concluir eu recomendo o projeto, claro q ele pode não se adaptar
ao seu ambiente de produção mas com certeza merece um teste.

Abraços.

*-------------------------------------------*
|       ____            ___  _______        |
|      / __/______ ___ / _ )/ __/ _ \       |
|     / _// __/ -_) -_) _  |\ \/ // /       |
|____/_/ /_/  \__/\__/____/___/____/________|
|Don't be fooled by cheap finnish imitations|
|        BSD is the One True Code           |
|      iram dot filho at gmail dot com      |
|     iram dot filho at brazcubas dot br    |