[FUG-BR] FreeBSD como ponto de acesso wireless

Pedro Almeida mindcooker em bsd.miki.eu.org
Qui Abr 14 19:41:49 BRT 2005

Christopher Giese - IRAPIDA wrote:

> Bem claro que este email nao foi meu
>
> eu apenas escrevi para tentar auxiliar
>
> mas a duvida eh de outro integrante da lista
>
> eu apenas comentei que teriam varias formas de ele resolver o assunto

A rede está a funcionar da seguinte forma:

1. Um Router ADSL (que nao é  wireless) a fazer nat + dhcp server para
as maquinas da rede..no range de ip 10.0.0.x
2. As maquinas da rede tem portanto ip's 10.0.0.x, 10.0.0.x, atribuidos
pelo router.

Ja disseram que terei de colocar duas placas no ponto de acesso FreeBSD

Uma placa ethernet que liga directamente ao router, (o seu ip será
atribuido tambem pelo router) e uma placa pci wireless. Certo?

Entao as minhas duvidas são as seguintes:
Que ip terá a placa PCI wireless?
Qual das placas irá fazer nat? A placa ethernet ou a placa pci wireless?
(é que o router já esta fazendo nat para a rede)