[FUG-BR] export

Ricardo Maia maia em univap.br
Sex Ago 12 11:36:15 BRT 2005

JC Júnior wrote:

>Aê pessoal , eu juro que naum queria encomodar muito , mas estou me
>esforçando....
>
>dessa vez eu queria saber qual comando que substitui o export do
>linux... tipo
>
>export $SHELL = /usr/local/bin/bash
>

>obrigado por essa e as demais ajudas com o sysinstall
>
>jc júnior

JC, se eu não me engano, sua sintaxe está errada. O comando export nao
esta vinculado ao sistema operacional, mas sim ao seu interpretador, no
caso, o bash. Por default o FreeBSD usa o csh como interpretador, entao
se voce quiser usar o bash, utilize o comando chsh para editar suas
informacoes de login (e consequentemente seu interpretador padrao), ou
edite o arquivo /etc/passwd.

A resposta direta para sua pergunta (no bash):
SHELL=`/usr/local/bin/bash`; export SHELL
A resposta direta para sua pergunta (no csh):  setenv SHELL
"/usr/local/bin/bash"

Em suma, nao muda nada o fato de ser um *BSD ou um Linux.

Abracos,

Ricardo Maia