Re: [FUG-BR] Anotações sobre o BSDFest (ou a limpa na minha caixa postal)

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Qui Ago 11 16:44:59 BRT 2005

> Já que meu nome foi citado, posso dar essa palestra ou mini curso de
> sistemas embarcados sem problemas :)

Maravilha.

> A primeira coisa a se fazer é uma planilha de custos para ter uma real
> ideia do tamanho do "problema". Isso foi feito?

Faltam alguns orçamentos, mas sim, foi feito.

> Trazer gente de fora é sem duvida um otimo chamativo para que as pessoas
> vao ao evento, trazer o Teo entao nem se fala, mas os gastos para trazer
> uma pessoa dessa para o Brasil fica em pelo menos 8 mil reais.

Na verdade, são R$ 10.000,00. USS$ 3000 só de passagem do Theo.

>Uma coisa
> que nao vi voces citarem ate agora e que foi esquecido é a contratacao
> de um tradutor e seus equipamentos para traducao simultanea, pois voces
> tem que contar que varias pessoas estao indo pra assistir a palestra dos
> gringos mas nao sabem ingles. Esse aluguel de equipamento (fones, etc)
> custa carissimo.

Não haverá o equipamento, a menos que haja patrocínio que cubra esses
valores. A tradução será feita pelo Leandro Malaquias, que já morou no
exterior (Estados Unidos, inclusive) e possui bom domínio sobre a
língua inglesa, além de conhecer bastante o jargão técnico da área,
algo que um tradutor comum poderia sem querer cometer uma gafe.

> Bom entao voce pode dizer que esta correndo atras de patrocinio, otimo,
> mas a grande questao é, sera que as empresas no brasil estao dispostas a
> patrocinar um evento "independente" com algo em torno de 4 mil? Sao
> raras as excessoes, infelizmente aqui no pais ainda nao se dao o devido
> respeito a esse tipo de evento e nao acham um local de retorno para
> fazer tal investimento.

Já estou conseguindo algum sucesso no assunto, com órgãos
governamentais, inclusive.

> Entao pegamos as inscricoes, pelo que acompanhei pensam em cobrar 30,00
> por pessoa com um limite de 400 pessoas (segundo o site) temos um total
> de 12.000 reais! Isso mesmo 12 mil, isso nao da nem pra trazer os dois
> palestrantes de fora do pais.

Sim, eu sei.

> Como se pode ver nao é nem um pouco facil conseguir verba para a
> realizacao de um evento desse porte. Minha outra duvida é, qual sera a
> data de realizacao do evento? pois creio que um evento desse tipo
> precisaria de pelo menos 6 meses de trabalho dedicado para saia como
> esperado.

Há várias pessoas comentando isso. É um fato a ser observado e que
será discutido em reunião presencial amanhã.

> Minha sugestao é: coloque pessoas dedicadas para procurar patrocinio
> (mostrando porque seria bom eles investirem no evento), programe uma
> data do evento que dee pra voce trabalhar com folga, faca uma relacao de
> despesas do evento. Resumindo, se programe bem, pois o que nao
> gostariamos de ver é a ideia morrer depois de ja ter sido divulgada e
> muito bem aceita por todos.

Temos a Carol, da BSD Professionals (uma de nossas funcionárias), com
a qual já conversei e ela estará auxiliando nesta parte dos
patrocínios.

Jean, agradeço por todos os toques, e te peço que leia o projeto do
evento. Faltam alguns orçamentos, eu sei, mas já tenho uma previsão de
gastos de cerca de R$ 40.000,00 no total. R$ 12.000,00 devem vir das
inscrições e os outros 28 de patrocínios a serem levantados por nós
aqui. Há a questão de material dos inscritos que poderá até ser obtido
como doação de algum patrocinador. Já estamos trabalhando neste
formato também (se não há recurso financeiro, que patrocine da forma
que for possível - equipamentos para os laboratórios, pastas,
camisetas, brindes, etc.)

Um abc!