[FUG-BR] geom-gate

Luiz Gustavo Santos Costa luizgustavo.sc em gmail.com
Ter Ago 23 15:07:19 BRT 2005

Eaí lista...

Seguinte, estou querendo montar um esquema com dois servidores pra
fazer balanceamento de carga de um sistema. A ideia é ter um sistema
de arquivo compartilhado (via rede) entre esses dois servidores e
fazer o balanceamento através de uma terceira máquina (firewall).

No 1. servidor (principal, mais parrudo) vão ter 2 hd's scsi espelhandos
no 2. um serial ata (maquina mais humilde)

Estou tentando uma solução com o geom-gate da seguinte forma

Maquina 1:
/dev/da0
/dev/da1
server# cat /etc/gg.exports
127.0.0.1 RW /dev/da1
192.168.1.2 RW /dev/da1
server# ggated
server# ggatec create -o rw 127.0.0.1 /dev/da1
ggate0
server# gmirror label -v -n -b round-robin espelho0 /dev/ggate0
server# gmirror load
server# gmirror insert espelho0 /dev/da0
server# gmirror status
      Name    Status  Components
mirror/espelho0  COMPLETE  ggate0
                                            da0

* /dev/mirror/espelho0 no root

Na máquina 2:

/dev/da0
client# ggatec create -o rw 192.168.1.1 /dev/da1
ggate0
client# gmirror label -v -s espelho0 /dev/da0
client# gmirror load
client# gmirror insert espelho0 /dev/ggate0
client# gmirror status
     Name    Status  Components
mirror/espelho0  COMPLETE  da0
                                            ggate0

Resumindo:

Maquina 1 (192.168.1.1):
( ggatec ( /dev/da1) /dev/ggate0 )
( gmirror ( /dev/da0 & /dev/ggate0) /dev/mirror/espelho0 )
<<<------ LAN ------ >>>
Maquina 2 (192.168.1.2):
( ggatec ( /dev/da1) /dev/ggate0 )
(gmirror ( /dev/ggate0 & /dev/da0 ) /dev/mirror/espelho0 )

Minha dúvida é:

Como faço para montar o ggatec na inicialização (antes de eu montar o
root), algo pra já eu colocar no fstab o device ggate0 ????

Gostaria de saber a experiencia de vocês com o ggated & ggatec, pois
acho que ainda esta um pouco instavel ou eu tenho que fazer algum
refinamento no meu sistema. Exemplo, ao fazer um dump do disco para o
ggate0 em um certo momento o sistema parou e destroiu a conexão
ggatec...

Existe alguma outra forma para eu montar um esquema desse alem do
geom-gate ?? aindei olhando o CODA, mas me senti mais interessado num
esquema do tipo geom-gate, até porque ele tá nativo no 5.4

Meu uname -a:
FreeBSD dellzinho.infoconsultoria.br 5.4-RELEASE FreeBSD 5.4-RELEASE
#0: Mon Aug 22 16:38:34 BRT 2005
root em dellzinho.infoconsultoria.br:/usr/src/sys/i386/compile/SMP  i386

Tomara que vocês possam ter entendido meu email.. desculpe o tamanho
do email... por enquanto é só, valeu galera !

Abraços,

L. Gustavo (gugabsd)