RES: [FUG-BR] MSN

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Qua Ago 31 11:57:26 BRT 2005

Ele é um proxy remoto. E por isso tem uma rede de proxies que podem ser
testados, configurados no próprio hopster. É só bloquear essa lista.

Mas aí, vc vai entrar em um problemão.. hj em dia, tem um monte de softwares
para isso (your freedom, hopster, e por aí vai). Caçar eles é uma luta
incessante, cansativa e aparentemente inútil, porque sempre tem um usuário
mais iluminado que sabe o que procurar, onde procurar e sempre vai arrumar
um jeitinho de furar sua segurança...

Não bastanto esses softwares, vc ainda vai ter os clones via Web. É um
verdadeiro caos! :-(

É bloqueio no firewall, bloqueio no proxy, e uma busca incessante por
conhecer as alternativas antes dos usuários...

O melhor talvez seja uma política de controle, permitindo até o uso do MSN,
mas não do oficial, e sim de um clone com menos recursos, que só aceite
texto, sem envio de arquivos ou algo do gênero, evitando mais um ponto de
entrada de vírus, e que o perfil do usuário não permita instalação de
software algum.

Além disso, poderia ter um controle por IP mostrando a banda consumida na
porta 1863, que ajudasse a controlar mais ou menos o tempo gasto por cada
um, frequencia de uso, conscientização da importância desse controle... é
tanta opção que dá náuseas, como alguém disse há pouco.

Ou você poderia radicalizar e criar regras com horário (das 12:00 às 14:00
pode, depois só das 18:00 às 8:00), e por aí vai... Isso satisfaria os seus
usuários que evitariam ficar tentando burlar as regras definidas.

Novamente a importância de uma política reconhecida e aceita pela
administração da empresa...

Ah, muito pano para manga, hehehe. Vou almoçar. t++