[FUG-BR] MSN

Ricardo Nascimento Ferreira ricardonf em gmail.com
Qua Ago 31 12:01:35 BRT 2005

On 8/31/05, Antonio Torres <antonio.torres em newspace.net.br> wrote:

> [...]
>
> muita busca na internet e, especialmente muito tempo com o "trafshow" na
> tela, cheguei a isto:
>
> ipfw add 1 deny tcp from any to any 1863
> ipfw add 2 deny udp from any to any 1863
> ipfw add 3 deny ip from any to 207.46.0.0/16 <http://207.46.0.0/16>
> ipfw add 4 deny ip from any to 64.4.15.0/24 <http://64.4.15.0/24>
>
> As regras que realmente uso são um pouco diferentes, mas as acima
> serverm tanto para ipfw1 como para ipfw2 e facilmente "traduziveis" para
> PF
>
> Aparentemente ridículo, mas bloqueia o MSM, GAIM, AMSN, etc... e ainda

 Caro Antonio,
 o hotmail utiliza diversos hosts com ips 64.4.*.250 para realizar download
de anexo no
hotmail. Já encontrei problemas anteriormente quando bloqueei esta classe
toda.
Interessante você não ter tido problemas de acesso com o hotmail.
 No caso eu também utilizo o Squid com diversas regras de bloqueio,
principalmente
com regras para evitar que usuários utilizem sites que possuem apenas
endereços ips sem
um nome associado. Desta forma, minimizei bastante o uso do MSN em minha
Rede, além
de irritar bastante os usuários. :)
 Contudo, uma política severa de controle de softwares que possam ser
instalados nos
clientes seria uma solução bastante trabalhosa e complexa.