[FUG-BR] FreeBSD 5.3 em um Toshiba Satelite A65-1762

George Amaro george em cpafrr.embrapa.br
Qui Fev 3 11:20:12 BRST 2005

Hello *.*

Coloquei o 5.3 (já está atualizado, com xorg, KDE, kernel compilado,
etc) em um A65-1762 da Toshiba e estou tendo alguns problemas com alguns
dispositivos e softwares:

- mouse USB, que não funciona, embora o touch pad da synapitcs esteja ok
(já habilitei no kernel o ehci!);

- modem, um "Toshiba Software Modem", que mesmo sob o Windows XP não
consegui descobrir qual o chipset (não consegue criar o cual0 com o
ltmdm instalado via ports/comms/ltmdm);

- não tenho som, pois, segundo as informações que pude obter, a placa de
som, embora seja baseada no AC'97, é uma AD1981 da ATI, ainda não
suportada pelos drivers atuais, embora haja suporte para AD1981, mas não
da ATI;

- no Mozilla, não consegui colocar o suporte para o Java, mesmo com os
mozilla-1.7.5_1,2, linux-sun-jdk-1.4.2.06_1 e
linuxpluginwrapper-20050119, instalados, seguindo dicas que pude
encontrar (o suporte a linux está habilitado diretamente no kernel);

Dessa forma, gostaria de saber se alguém por aqui já teve experiências
com alguns desses problemas e/ou poderia sugerir algum procedimento
adicional, bem como se, talvez, fosse possível utilizar algum driver do
linux, previamente compilado, para controlar o modem e o som.

Obrigado!

[]'s

George Amaro
Engenharia de Redes e Segurança