[FUG-BR] tape sa0 e rsa0

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Qui Fev 3 15:52:58 BRST 2005

Paulo Pires wrote:

> Houve épocas, talvez anteriores ao driver sa(4), em que havia
> dispositivos de entrada e saída de blocos (st, sa) e dispositivos de
> entrada e saída de caráter (rst, rsa).  Não sei o porquê dessas
> distinções, nem o de essas distinções terem sumido.

     Apesar do nome genérico ser "dispositivo de caracter", os Raw
devices eram blocados, da mesma forma que os "dispositivos de bloco".
Pelo menos quando o dispositivo em questão era um dispositivo
tipicamente de blocos, como disco ou fita.

     A diferença entre os dispositivos com r e sem r era o uso dos
buffers do sistema operacional.  Uma forma muito simples de verificar
isso era usando o dispositivo de disquette.  Se voce mandar gravar uma
imagem usando o /dev/fd0, a gravação era quase instantanea, pois os
dados ficavam, na verdade, no buffer do sistema para serem gravados aos
poucos.  Se voce usasse o /dev/rfd0 a gravacao pareceria mais lente,
embora demorasse exatamento o mesmo tempo.

     Por que isso era importante?  Bem, alguns programas preferem
acessar o dispositivo sem passar pelos buffers, para não serem enganados
por cópias de cache.  Por exemplo, o fsck.  Ao mesmo tempo, para montar
um file system era ecessario sempre passar pelo dispositivo com buffer,
ou a montagem não funcionaria.  Essa distinção é extremamente sutil, e
se bem feita não há nenhuma necessidade de haver dois tipos de acesso.
Por isso, no FreeBSD 5 acabaram com essa distinção.  Todos os acessos de
usuário são feitos sem buffer (que é mais confiável), e somente a
montagem de file systems, que é interna ao kernel, tem acesso com buffers.