[FUG-BR] PROBLEMAS COM QMAIL E CLAMAV

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Ter Fev 15 18:25:55 BRST 2005

Cesar Tibau wrote:
> Ola, pessoas.
>
> Uso o qmail+vpopmail+mysql+courier-imap+qmail-scanner+clamav ha dois
> anos, numa receita de sucesso sobre a qual não posso me queixar.
>
> Mas quando fui atualizar meu servidor de e-mail, comecei a ter problemas
> com o CLAMAV. O desgracado começou a criar processos que não se somem,
> ficam ali, comendo memória e processamento sem parar, e fica assim ateh
> tornar a máquina uma carroca. Após umas 15 horas olhem como ficou a
> saida do "top":

Em vez de usar o clamscan, use o clamdscan.  Leia o manual e veja qual a
diferença, e como deve ser configurado o seu sistema para fazer essa troca.

> A configração usada é:
>
> PIII, 128Mb RAM, dois HDs, duas placas de rede - Média de 3.000 e-mail
> diários sem nenhum problema, ateh a atualizacao.

Acho que a memória pode ser um problema.  Muda para clamdscan, e se nao
melhorar, aumente a memória RAM.