[FUG-BR] Troca de HD

Renata Adriana Gazzi ragazzi em unitau.br
Sex Fev 18 08:47:00 BRST 2005

Ola Anderson!

Fiz algo parecido ao que vc está recisando fazer, mas no meu caso foi a partição
home; fiz assim (para o usr acho que funciona do mesmo jeito):

Editar /etc/fstab inserindo a seguinte linha:

# Device            Mountpoint      FStype  Options         Dump    Pass#
/dev/da1s1e         /home1          ufs     rw              2       2
onde da1s1e é o novo HD.

3- Para transferir os usuários do /home para o /home1 é preciso fazer uma cópia
dos arquivos. No diretório /home:
tar cpzvf  /home1/copia.tar.gz *
Isto fará com que todos os arquivos do diretório /home sejam copiados de forma
compactada para o diretório /home1. No diretório /home1, descompactar o arquivo:
tar xpzvf copia.tar.gz

Apagar o arquivo copia.tar.gz.

4-Editar novamente /etc/fstab e renomear a partição da1s1e como /home; comentar
a linha da antiga partição /home, como segue:

# Device          Mountpoint      FStype  Options      Dump    Pass#
#/dev/da0s1g      /home           ufs     rw           2       2
/dev/da1s1e       /home           ufs     rw           2       2

5- Dar reboot na máquina para atualizar alterações.

OBS: Deste modo, a antiga partição /home está somente desabilitada, sendo que
pode ser associada a uma outra partição.

Tá funcionando direitinho até hoje, já fiz a alteração tem 3 meses. Espero ter
ajudado.
Renata