[FUG-BR] DVD

Reginaldo L. Russinholi russinholi em irapida.com.br
Seg Fev 28 10:22:18 BRT 2005

Luís Gustavo wrote:

>samsung

>=====
>Luís Gustavo
>MSN gamstalden em hotmail.com
>email gamstalden em yahoo.com.br

Olá Luís,
vou te passar os passos que eu tive fazer para instalar o gravador de
DVD e utilizá-lo para  efetuar backup.
Estes passos foram feito no FreeBSD 5.3, então provavelmente as linhas
que eu acrescentei no Kernel sejam diferentes para o FreeBSD 4.0.

Aí vão os passos:

1o. Configurar o KERNEL para ter suporte ao DVD
#Incluindo dispositivo de DVD-Rom
device          atapicam

#Incluindo dispositivos necessarios para o DVD-Rom
device          scbus                   #base SCSI code
device          pass                    #CAM passthrough driver
device          atapicd                 # ATAPI CDROM drives
device          cd                      #SCSI CD-ROMs

#Instalar as ferramentas dvd+rw-tools (/usr/ports/sysutils/dvd+rw-tools)

2o. Incluir a seguinte linha no arquivo /boot/loader.conf
hw.ata.atapi_dma="1"

Comandos  para utilizar com o DVD
#Para ver a informacoes sobre a midia
dvd+rw-mediainfo /dev/cd0

#copiar arquivos para dentro do DVD
growisofs -Z /dev/cd0c -R -J /backup
#obs.: (/backup o diretorio a ser copiado e -Z formata o DVD e -M abre
outra
#sessão sem formatar)
# Caso coloque o comando acima em um script para coloca-lo no cron
# lembre-se de incluir no script a linha
# "PATH=/bin:/sbin:/usr/local/bin:/usr/local/sbin "
# pois o growisofs utiliza o comando mkisofs que estah em
# /usr/local/bin

#formatar DVD
dvd+rw-format -blank=full /dev/cd0c

Espero ter ajudado.