[FUG-BR] Arquivos de Sistema Perdidos

Paulo Pires pappires em gmail.com
Ter Jan 18 16:49:24 BRST 2005

On Tue, 18 Jan 2005 15:15:39 -0200, Augusto Fabiano Torres
<torres em cle.unicamp.br> wrote:
> [...]
> Estou enfrentando problemas de desaparecimento de programas dentro do
> /usr/local/
> e não sei se por coincidência todos começados por "p" (procmail, perl,
> python).
> Não se trata de uma desinstalação pois quando tento reinstalar pelo
> ports este diz que já existe
> instalado ... então observei que apenas o binario executável havia sumido!!
> Fiz algumas verificações usando o fsck e sempre tenho informações de
> blocos perdidos
> faço a fixação destes blocos e os mesmos voltam a aparecer depois de

Apenas para ter certeza de que não estamos fazendo alguma coisa por
acidente, você está em modo monousuário e com a partição desmontada
sempre que roda o fsck, não?

Quanto ao desaparecimento, considere a hipótese de eles estarem sendo
mesmo apagados, por exemplo, por algum script com defeito ou algum
parâmetro errado.  Dessa própria situação você poderia se defender
usando chflags, para tornar os arquivos imutáveis.  Mesmo se o
problema for outro (como a pane física, de que você suspeita), e os
arquivos continuarem sumindo, você no mínimo descarta essa hipótese.

> 1) Existe algum software que faz uma busca bem apurada por problemas de
> HD (blocos ruins)?
> -- Gostaria de ter consistência para tratar com o vendedor sobre
> problemas de Hard :-\ .

Que eu saiba, não para BSD.  Se você souber quais os blocos
defeituosos, você podia marcá-los na mão com o bad144 e seus parentes
(se que isso ainda existe) ou alocar blocos manualmente com o fsdb.
Nada disso deveria ser necessário, no entanto, com HDs IDE ou SCSI,
que remapeiam blocos ruins transparentemente.  Se você estiver vendo
blocos ruins, faça um back-up imediatamente e troque de HD hoje mesmo!

> 2) Lembro-me que alguém da lista me falou de ter usado uma placa Adaptec
> RAID 2120S a
> algum tempo. Esta placa é capaz de fazer mirror por hardware?
> Qual seria a melhor forma para fazer um clone deste hd?
> Tenho dois HDs nesta placa e necessito fazer mirror do que está em
> operação para liberar para testes.

Se você não precisar de que o mirror fique on-line -- como parece ser
o caso --, você provavelmente não vai ter grandes problema de copiar
de um HD para outro usando dd (em modo monousuário e com partição
montada como read-only).

--
Um abraço.
        Paulo A. P. Pires