[FUG-BR] 5.3 e nfs

Ronan Lucio ronan em fug.com.br
Qua Jan 19 10:20:14 BRST 2005

Celso,

> Ainda não consegui descobrir porque o NFS é executado por default no
> FreeBSD 5.3; o interessante é que no /etc/rc.conf não tem nenhuma
> referência ao mesmo.....

Apesar de eu também ter notado isso, me parece que não
seja nada preocupante, uma vez que o nfsd (Servidor NFS)
não está instalado, ou seja, o nfs que ele carrega não é o Servidor
NFS e portanto não há (eu acho) risco estar uma porta aberta
abrindo uma vulnerabilidade no seu sistema.

Ainda não fiz os testes mas talvez o processo NFS que fica ativo
tenha haver com a seguinte linha do /etc/defaults/rc.conf:

netfs_types="nfs:NFS smbfs:SMB portalfs:PORTAL nwfs:NWFS" # Net filesystems.

[]s
Ronan