RES: RES: RES: [FUG-BR] Sistema anti-virus

Ricardo Campos Passanezi riccp em ige.unicamp.br
Sex Jan 21 09:36:10 BRST 2005

On Thu, Jan 20, 2005 at 04:34:58PM -0200, Frederick F. wrote:
> Pessoal, só vale a pena pensar, no tempo que é para um antivírus free
> detectar os vírus e um pago detectar...
> O pago possui uma equipe para isso, a trend por exemplo possui uma promessa
> de detectar em não sei quantas horas, etc etc...
>
> Desastres que um vírus pode causar é muito caro se for levar em conta....

Tenho o amavis rodando no servidor de emails daqui. Tinha o Mcafee
rodando, apenas.

Instalei o clamav e coloquei como antivírus secundário. Aí, algumas
mensagens passavam pelo Mcafee, mas o clamav pegava.

Resolvi inverter as coisas, colocando o clamav como primário e o mcafee
como secundário.

Desde então, poucas mensagens foram bloqueadas pelo mcafee. As que
foram, enviei para o pessoal do suporte do clamav
(http://www.clamav.net/sendvirus.html) e em pouco tempo a atualização
estava disponível.

Há um bom tempo que não há detecções pelo viruscan. Ou seja, o clamav
tem barrado tudo.

Conclusão: O livre tem uma equipe que cuida das atualizações e que
dependem de contribuições da comunidade.

Outra coisa, o Georges Kormikiaris <georges em radicalivros.com.br>, mandou
uma mensagem com o link
http://www.samag.com/documents/s=9464/sam0501a/0501a.htm

Vale a pena ler se interessar usar o samva-vscan.

Quem quiser conferir mais coisa:
http://www.clamav.net/3rdparty.html#pagestart

--
Ricardo Campos Passanezi