[FUG-BR] Gargalo na Rede

Hélio Alexandre Lopes Loureiro helio em loureiro.eng.br
Sáb Jan 22 20:37:42 BRST 2005

> Estou com problema de trafego na minha rede, não sei
> por onde comecar pra tentar indentificar o q esta
> causando este gargalo. Alguem poderia me ajudar, qq
> ajuda sera bem  vinda. Desde de já agradeco pela
> atencao. Abaixo segue uma tabela do systat.

	Começe verificando a parte física: cabeamento, hub, vírus na rede, etc.
Com "netstat -ni" vc pode verificar como estão as interfaces de rede.
Se o nível de Ierrs, Oerrs ou Coll (Input errors, Output Errors e
Collision respectivamente) estiver alto, vc pode estar com problema de
rede (hub ruim ou alguma placa com defeito).
	Outra boa política é trocar todo hub por switch.  O switch é mais
*inteligente* e evita broadcasts desnecessários de rede, diminuindo
colisões (quando jogávamos quake na rede, com 5 máquinas somente, o hub
chegava à travar).  Se já estiver utilizando switch, pense em diminuir
os segmentos utilizando vlans.
	Para ver como está a rede em geral, quem está enviando mais pacote,
etc, um bom aplicativo é o "ntop".  Com ele vc poderá identificar
anomalias de rede vindo das máquinas.
	Boa diversão.

--
[]'s