[FUG-BR] RAID 0

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Seg Jan 24 17:18:42 BRST 2005

Na raiz eu recomendo você usar RAID1 em vez de RAID0.  Com RAID1
(espelhamento) usando gmirror é muito simples configurar um FreeBSD 5.3
para dar boot.  Basta colocar o comando

geom_mirror_load="YES"

No /boot/loader.conf

E mandar montar o / no /dev/mirror/xxx (xxx é o nome do volume gmirror).

Durante o boot da bios e do loader, o dispositivo usado vai ser sem
mirror, mas como não é feita nenhuma escrita, não há problema.

Estou para testar ainda o uso de BIOS que dão suporte a RAID1, mas não
são reconhecidas pelo FreeBSD como uma forma de bootar com redundancia,
e usar o gmirror para manter a redundancia depois do boot.

Se voce realmente precisa de RAID0 na raiz, procure uma placa com
suporte ao ataraid no FreeBSD, como a promise.  Nesse caso o GEOM não
vai te ajudar em nada.

João Carlos Mendes Luís