[FUG-BR] Script para atualizar o ports

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Ter Jan 25 07:10:42 BRST 2005

Senhores,

Uso FreeBSD ha alguns anos e uma das coisas que acho mais util no SO
eh o ports, um sistema eficiente e muito pratico para instalar e
manter varios tipos de aplicativos atualizados.

Escrevi um pequeno shell script para automatizar o servico de manter a
arvore do ports sempre atualizada, com o INDEX atualizado e me manter
informado sobre ports que estao desatualizados.

Estou enviando aqui o script para quem quiser fazer uso do mesmo, para
ele rodar eh necessario ter os seguintes pacotes instalados:

sysutils/portupgrade
sysutils/p5-FreeBSD-Portindex
net/cvsup-without-gui ou net/cvsup

Portindex eh uma ferramenta para gerar um INDEX de modo incremental, o
que torna a geracao extremamente rapida. Porem, para comecar a
brincadeira, eh necessario gerar um cache inicial, um processo bem
lento,e o meu script nao faz isso. Portanto, se voce for usar esse
script, instale o p5-FreeBSD-Portindex, e rode o comando `cache-init`.

Feito isso, instale o cvsup e o portupgrade, edite o script, cheque se
todas as variaveis estao condizentes com o seu ambiente, e por fim,
rode

check_updates.sh

utilize o parametro --cvsup se vc quiser atualizar a arvore do ports,
se nao usa-la, ele apenas ira checar o que esta desatualizado e mandar
um email.

Espero com isso, facilitar a vida de alguns administradores.

Eu nao testei no Free 4.x, se alguem puder faze-lo e me reportar... )

Por favor, qualquer bug ou melhoria, mail-me

Obrigado
--
Renato Botelho
ICQ: 54596223