[FUG-BR] Versao 5.3 - xorgconfig

Daniel Itaborai itaborai83 em yahoo.com.br
Sáb Jan 29 23:11:45 BRST 2005

> 1) Apos digitar startx , ele abre o FWM.  Mais
> tarde, posso ate
> aventurar-me por este gerenciador, por enquanto
> quero ver se a 5.3 vai
> rodar melhor no meu equipamento e, sinto-me mais
> seguro com KDE, GNOME e
> Window Maker.Como faço para mudar o ambiente grafico
> ?

edite o arquivo ~/.xinitrc e entre com a linha

exec startkde

ou

exec wmaker

desconheco para o gnome

(uso o ion, um tanto tosco, mas produtivo. Ele usa
abas
como mozilla para gerenciar as janelas)

> 2) Ja coloquei algumas observacoes sobre o
> instalador (nada amigavel a
> usuarios iniciantes) e apos ter uma serie de
> dificuldades na
> inicializacao, com um sem numero de erros, acho
> estranho vc ter de "
> adivinhar" qual o comando para tentar acertar o X na
> unha, pois nao
> encontrei referencia.
> 3) Em versoes anteriores vc tentava com xf86config,
> XF86Config ate que
> na atual com xorgconfig

jah tentou usar o utilitario grafico de configuracao,
o xorgcfg? lembre-se de salvar o arquivo de
configuracoes gerado e substitui-lo no
/etc/X11/xorg.conf

> 4) Tudo bem , devido as mudancas do XFree para XOrg,
> mas ao menos em
> algum lugar deveria ter uma seção ... caso sua
> instalação apresente
> problemas...

caso sua configuracao de problemas, utilize o
utilitario de configuracao grafico e use valores mais
conservadores, principalmente para a frequencia de seu
monitor e certifique-se de estar usando o driver
certo.
Caso tudo falhe, de um

cat /var/log/Xorg.0.log | grep "WW\|EE"

para um listagem de warnings e erros

> 6) Existe uma tendencia de otimizacao para placas
> nVidia ? Para quem
> ainda nao tem uma, sabe o calvario da configuracao
> ou mesmo, da
> incapacidade de utilização .

nao diria que seja um calvario, mas exige uma leitura
atenciosa da documentacao. Instalei e configurei
rapidamente o driver disponibilizado pela NVidia
usando agp do sistema operacional, mas penei pra
descobrir que o driver soh eh carregado com Depth 16
ou 24(tava a 8 e disse a mim mesmo ... "depois eu olho
isso. Quero instalar o driver da nvidia primeiro" :P)

> 7) Acho perigoso isso, por saber o quanto alguns (ou
> todos) " monopolios
> " sao terriveis.

Reconheco que pode ser um inconviniente configurar um
FreeBSD pra usar como desktop ... eh quase um
contrasenso. No entanto, devo admitir que me senti um
tanto orgulhoso quando percebi que podia dar um melhor
uso pra minha particao que anteriormente continha o
windows :P

Daniel Lemos Itaboraí