[FUG-BR] Versao 5.3 - xorgconfig

Hélio Loureiro helio.loureiro em ericsson.com
Dom Jan 30 22:07:23 BRST 2005

> 1) Apos digitar startx , ele abre o FWM.  Mais tarde, posso ate
> aventurar-me por este gerenciador, por enquanto quero ver se a 5.3 vai
> rodar melhor no meu equipamento e, sinto-me mais seguro com KDE, GNOME e
> Window Maker.Como faço para mudar o ambiente grafico ?

	Tente então instalar um login gráfico como o kdm ou gdm.  Eu prefiro o
wdm que é mais leve.  Após instalar (ports), inicie o mesmo adicionando
a seguinte linha no "/etc/ttys":

ttyv8   "/usr/X11R6/bin/wdm -nodaemon"  xterm   on secure

	Isso facilitará sua vida.

> 2) Ja coloquei algumas observacoes sobre o instalador (nada amigavel a
> usuarios iniciantes) e apos ter uma serie de dificuldades na
> inicializacao, com um sem numero de erros, acho estranho vc ter de "
> adivinhar" qual o comando para tentar acertar o X na unha, pois nao
> encontrei referencia.

	Não precisa adivinhar: leia a documentação.

	Os outros comentários que vc colocou tem a mesma resposta acima.  Se vc
procura um sistema "user friendly", com certeza o encontrará no FreeBSD,
mas se busca um "user dumb", recomendo que olhe um Red Hat ou algo
assim.

--
Hélio Loureiro
Open System & Datacom Expert - Network Configuration & Integration