[FUG-BR] USB PenDrive no FreeBSD - Recomendacoes

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Dom Jul 3 01:53:57 BRT 2005

Patrick Tracanelli wrote:
> Gostaria de saber quem aqui tem usado sem problemas PenDrive USB, qual
> marca e modelo. Quero adquirir um mas a unica experiencia que tive com
> um Data Traveller da Kingston nao foi boa. Se o seu PD for controlado
> por outro dispositivo que nao umass(4) (/dev/daX) tbm vale a pena citar :)

Que problemas voce teve com o Data Traveler?

Curiosamente, acabei de comprar um DTII+ (19MB/s de taxa de leitura!) de
2G, e ele dá problema com o FreeBSD.  Consigo ler sem problemas, mas na
hora de gravar travou.  Como é um modelo relativamente novo, eu dei um
desconto.   ;-)

Nao lembro exatamente a mensagem que dava, mas era algo com "Phase
Error" e "Syncronize cache failed".  Procurei no google se mais alguem
teve esse problema, e achei isso aqui:

http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-questions/2005-May/088730.html

Nao resolve, mas serve de consolo para saber que não estou sozinho no
Universo.   ;-)

Acredito que tenha que editar a lista de detalhes dos devices SCSI, mas
ainda não olhei os fontes para ter certeza.

Antes disso eu tambem usava um leitor de Memory Stick para retirar fotos
da máquina digital, e montava sem problemas.  Era umass na veia.  ;-)