[FUG-BR] USB PenDrive no FreeBSD - Recomendacoes

Ter Jul 5 10:21:59 BRT 2005

> Não cheguei a verificar a parte de velocidade.  Na verdade, em umas
> das vezes que isso aconteceu o FreeBSD perdeu o acesso ao umass por
> completo.

hehe sei bem do que voce ta falando, isso acontecia comigo no 5.0 com
Memory Sticks, no 5.1 continuo e no 5.2.1 parou essa bixeira; mas nao
perdeia soh o umass, dava panic na tora, sem perdao;

> Estranho, meu "vendor" é diferente:
>
> # USB Flashdrive - IPC: O dispositivo umass tem que estar precarregado
> device "DataTraveler II+"
>         product 0x1601
>         vendor  0x0951
>         release 0x0100
>         devname "umass[0-9]+"
>         attach "/usr/bin/camcontrol rescan all"
>         attach "sleep 1 ; /sbin/mount_msdosfs -o longnames /dev/da0s1 /p"
>         detach "/sbin/umount -f /p"

Entao, na verdade o meu "vendor" nao e Kingston apesar de ser "Kingston
Datatraveller". O proprio usbd(8) indica que o fabricante e Toshiba.
Bom, eh um Datatraveller de origens suspeitas hehe, mas ja vi mais de 2
reconhecidos como Toshiba. Talvez nao seja o caso do seu, por isso fica
diferente. Nao me dei ao trabalho de pesquisar se eles deveriam
realmente utilizar chips Toshiba :)

> Curiosamente, pensamos separado, mas tivemos maios ou menos a mesma
> idéia.  :-)

Hmm meio "Windows wannabe" neh? "poe e ta disponivel". Ou pior (melhor?)
Poe e ja sai copiando... hehehe

> Esse "desmonta" é que me preocupa.  Não é 100% seguro, e ainda estou
> testando essa opção.

Pois eh eu tambem me preocupava... porque se voce desmonta sem o USB ou
(mais fatal ainda) ranca o USB com ele montado: a tragedia eh certa
hehe. Mas com o usbd nao. Voce tira e desmonta.. mesmo na ordem nao
racional que seria desmontar pra depois tirar. Provavelmente o USBd faz
algo mais inteligente que torna o "desmontar depois" mais seguro. O
quanto mais seguro, nao sei, mas a verdade eh que na pratica nunca tive
problema, e eu nunca desmonto "na mao", sempre tiro o pd fora, meio
automatico. Ate agora tudo correu bem =)

Mas acho que o ideal eh desmontar na mao. No Windows o manual diz pra
"clicar com o terceir botao no icone do tray" e ir em "desativar
equipamento de forma segura" (nada de hot swap, apesar de funcionar
"rancando na mao" no windows..). No Mac OS X tambem funciona "na mao"
mas da um avisinho de motivacao educacional: "Remember to safely dispose
USB device next time".

Entao neh... hehehe alguma gambiarra nao totalmente segura deve ser
compartilhada entre todos os sistemas.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.