[FUG-BR] ipnat x natd

Rodrigo Graeff delphus em gmail.com
Seg Jul 4 02:52:39 BRT 2005

Comparativo ? Acho que nao ha um comparativo legal que te aponte o
melhor, pois o melhor sempre vai ser aquele que atender suas demandas,
dentre os dois eu iria preferir o natd por ser mais completo, porem
ambos tem o mesmo problema pois sao daemons, e significa que se tu
tiveres que alterar algo, devera reinicializar o processo deles afim
de aplicar a modificacao e, dependendo das regras do firewall
ipfw/ipfilter tu pode vir a isolar teu servidor se nao fizer com
atencao (na real, brincar de firewall remotamente sempre poder ser
arriscado se nao souber o que esta fazendo), mas se trantando de
daemons a coisa ficar um pouco pior, dentre todas as solucoes que vi
em freebsd, hoje adotei o PF (packet filter) que eh muito mais
completo e facil de gerenciar.

Boa sorte,

Rodrigo Graeff
delphus