[FUG-BR] USB PenDrive no FreeBSD - Recomendacoes

Luiz Otávio Souza luiz em visualconnect.com.br
Ter Jul 5 12:53:22 BRT 2005

From: "Patrick Tracanelli" <eksffa em freebsdbrasil.com.br>

> Entao, na verdade o meu "vendor" nao e Kingston apesar de ser "Kingston
> Datatraveller". O proprio usbd(8) indica que o fabricante e Toshiba. Bom,
> eh um Datatraveller de origens suspeitas hehe, mas ja vi mais de 2
> reconhecidos como Toshiba. Talvez nao seja o caso do seu, por isso fica
> diferente. Nao me dei ao trabalho de pesquisar se eles deveriam realmente
> utilizar chips Toshiba :)

Patrick,

Isso é comum, mais da metade dos cartões CF também usam chips toshiba.

Na verdade não existem tantos fabricantes assim quanto pensamos, devem
existir umas 20 (grandes) industrias de circuitos integrados, que fabricam
chips para as 200 maiores empresas que vendem seus chips para as 2000 marcas
mais conhecidas do mercado.

Veja também o exemplo das placas de rede wireless, quem realmente fabrica os
chips ? Atheros, ATMel, PRIMs (que eu nem sei mais quem é o dono, pois foi
criado pela InterSil e acabou sendo vendida depois do sucesso de seu chipset
para wireless), RealTek, RALink. Só consegui lembrar dessas (agora vá até a
sta. ifigenia e veja sob quantas marcas esses mesmos chips são oferecidos).

Bom para quem escreve os drivers :)

[]´s
Luiz