[FUG-BR] Regionalizacao da FUG

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Ter Jul 12 21:45:33 BRT 2005

[talvez essa mensagem esteja indo pela segunda vez. problemas no envio.]

Jean Milanez Melo wrote:
 > Como qualquer sistema open-source seu crescimento se torna maior a
 > partir do momento que existem grupos de usuários regionais.
 >
 > Nossa ideia é regionalizar a fug por estados, exemplo Minas Gerais,
 > Sao Paulo, Rio de Janeiro, etc.
 >
 > Com base nisso podemos conquistar novos usuários e criar eventos
 > estaduais independentes como por exemplo happy hour, encontros, e até
 > caravanas estaduais para a BSDCon.
 >
 > Para usuários iniciantes procurar por um grupo do seu estado é muito
 > mais fácil pois pode encontrar um "vizinho" que poderá lhe auxiliar
 > melhor em seu aprendizado.

  100% de acordo.. sempre que a gente se dispõe a dar aquela força pra
alguém aprender o *BSD o pessoal se anima bem mais. Vejo isso aqui na
firma onde tirei um tempo pra instalar para alguns colegas e agora a
galera não para mais de mexer! Muito bom.. interesse é o que não falta
pelo que tenho visto. Falta aquele empurrão..

 > É importante dizer que a fug continuará da mesma forma, mantida pelo
 > Edson Brandi, sendo a lista nacional de maior abrangência contendo então
 > suas ramifições por estado.

  Legal! Eu gosto da lista principal porque tem mais exposição e penso
que algum novato sempre vai entrar nela e depois ver que tem uma galera
do estado dele que também se fala mais em outra e lista e acaba
assinando as duas.

  Ou não.. vai ver o cara teve contato direto com alguém e começou a
interagir com o pessoal do estado dele na lista regional e depois achou
que era uma boa participar da central. Acho que não tem erro!

 > - Página da FUG
 >
 > Atualmente a página da FUG está fora do ar, em breve estaremos
 > reativando-a, porém gostaríamos de estar reformulando totalmente essa
 > página e para isso precisamos de pessoas voluntárias para estarem
 > criando a página da fug.
 >
 > A idéia é centralizar nessa página uma grande quantidade de informações,
 > como o handbook, faq e artigos que já foram traduzidos.
 >
 > Dentro dela haveria um link para os estados onde a fug está presente com
 > listas de discussão.
 >
 > Caso alguém tenha mais idéias e seja um voluntário para desenvolve-la a
> [...]

  Nisso já não posso ajudar muito.. sou um zero a esquerda nesse assunto.

 > - Historico da FUG
 >
 > O Historico da FUG também está fora do ar. Sabemos que ele é hoje um
 > grande banco de dados de referência para o pessoal e estaremos
 > providênciando a sua volta.

  É.. faz falta *pacas* :)

 > - Projeto DOC-BR
 >
 > Como alguns sabem o projeto doc-br traduziu diversos documentos do
 > projeto FreeBSD, e atualmente sua página está fora. A idéia é reativar a
 > página do projeto para que possamos conseguir novos calaboradores e como
 > eu disse anteriormente colocar toda a sua documentação na página
 > principal da fug.

  Pelo menos o que já havíamos traduzido (do jeito que tá mesmo) poderia
ficar online. Minha experiência é que faz uma falta danada esse handbook
em português... todo mundo pede e agora que a página saiu do ar não
tenho o que indicar. Vai ser uma boa isso.

> [...]
 > sistema em seu estado.
 >
 > Alguns estados já possuirão seus mantedores e estarão divulgando
 > maiores informações em breve na lista, são eles:
 >
 > - Minas Gerais - mg.fug.com.br - Jean Milanez Melo
 > <jmelo em freebsdbrasil.com.br>
 > - Rio de Janeiro - rj.fug.com.br - Marcos Silva <marcos em fug.com.br>
 > - São Paulo - sp.fug.com.br - Edson Brandi <ebrandi em fug.com.br>
 > - Paraná - pr.fug.com.br - Diego Linke <gamk em gamk.com.br
 > <mailto:gamk em gamk.com.br>> <gamk em gamk.com.br>
 > - Santa Catarina � sc.fug.com.br � Flavio Duarte
<flaviovduarte em gmail.com>

  Não gostei da indicação de Minas.. cadê a CPI pra averiguar isso ? :P

 > Cada FUG Regional, contará com espaço web próprio podendo ter seu site,
 > e uma lista de discussão para cada regional.
 >
 > Caso voce seja interessado em estar assumindo um determinado estado
 > entre em contato.
 >
 > Comentários, sugestões serão bem vindas.

  Sobre os estados que podem ter poucos usuários sugiro que estes
participem de listas dos estados vizinhos (visando interação entre eles)
e se tiver um certo volume podem ser criados os sites/listas separados.
O que acham? Ou mantemos todos os estados criados já de início ?

  Sobre artigos, projetos nacionais, etc.. sugiro ficar em cada página
do estado mas com uma entrada em um diretório na página principal.

  Se houver interesse podem ser criadas listas adicionais pra discussão
de um projeto específico como aconteceu com o doc-br e outros. Acho que
isso vai ser natural também.

  Muito boa a iniciativa! Bora fazer esse negócio andar :)

--
Giovanni P. Tirloni / gpt em tirloni.org / PGP: 0xD0315C26