[FUG-BR] PPTP atraz de nat

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Qui Jul 21 14:13:16 BRT 2005

Christopher Giese - iRapida Telecom wrote:
> Tarde ae pessoal
>

> seguinte.... estou montando uma vpn entre Windows e FreeBSD
>
> como preciso que rode em windows 9x tb..... nao pude utilizar openvpn :)
>
> entao utilizei o pptp do windows mesmo (e no freebsd mpd)
>
> ok... funciona 200% .... uma maravilha........ quando o windows esta na
> mesma rede do freebsd ou entao quando o windows possui ip publico
>

> o problema esta quando o windows possui ip PRIVADO.......
>
> se for apenas 1 windows na rede privada blz.... o gw deste windows eh um
> FreeBSD com PF... o PF faz o nat e sai tranquilo.........
> [...]

  PPTP é encapsulado em cima de GRE e este não possui "portas" ou
qualquer outra identificação no cabeçalho para fazer (de)multiplexação
da comunicação. Então GRE só funciona 1 cliente atrás de NAT mesmo.

  O PPTP possui um identificador de conexão no cabeçalho e isso
teoricamente permite ao firewall distinguir entre dois clientes PPTP
atrás de NAT. _Dizem_ que existe alguns firewalls que conseguem
inspecionar o cabeçho do PPTP e fazer essa distinção. Até onde eu sei
isso não existe no natd, pf ou ipfilter.

  Se alguém souber de algum tipo de VPN para Win98, que não seja PPTP, e
funcione atrás de NAT para multiplas conexões eu gostaria de saber também :)

--
Giovanni P. Tirloni / gpt em tirloni.org / PGP: 0xD0315C26